setembro 13, 2013 | Posted in: Artigos, Curiosidades

dia da cachaça

O dia da cachaça é comemorado em duas datas no estado de Minas Gerais. No dia 21 de Maio é comemorado o dia estadual da cachaça. Minas Gerais é o único estado do Brasil que tem uma lei específica para a cachaça mineira .

E no dia 13 de setembro é comemorada o dia nacional da cachaça. A data escolhida para o Dia Nacional da Cachaça tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661 a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil após a pressão e rebelião dos produtores.
A história remonta ao ano de 1630, quando os portugueses notaram que o mercado da cachaça crescia e o produto tomava o lugar da bagaceira, produzida por eles a partir do bagaço da uva.

Em 1635, o rei de Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira. A pouca fiscalização permitiu a continuidade do comércio da cachaça que, na clandestinidade, virou “moeda de troca”, chegando às colônias da África, para compra de escravos e produtos diversos, sendo que até para os quilombolas a cachaça representava dinheiro na compra de alimentos e produtos.

Em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques.

Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661 por Ordem Régia.

Um brinde a cachaça!!!!!!!

Fonte: Cachaça e Notícias

Be the first to comment.

Leave a Reply

%d blogueiros curtiram isso: