julho 6, 2012 | Posted in: Artigos

Sempre é bom quando somos convidados a participar de uma festinha organizada pelos amigos, pela família ou pela comunidade, não é mesmo?

No entanto, quando chega o momento de nós organizarmos essa festinha a coisa meio que fica complicada. A fim de orientar aos que estão com medo de “fazer feio” estaremos publicando uma sequência de artigos relacionados às quantidades de comida e bebida para cada situação.

Quantidade aproximada de bebidas por pessoa para um evento de 4 horas:

– 600 ml de refrigerante por pessoa;
– 1.200 ml de cerveja por pessoa;
– 200 ml de água por pessoa;
– ½ garrafa de vinho ou espumante por pessoa (se não houver cerveja);
– 1 garrafa de vinho ou espumante para cada 5 pessoas (se houver cerveja)  nesse caso diminua a cerveja para 600 ml;
– 1 litro de destilado (Whisky/Vodka/Conhaque)  para cada 50 pessoas;
– 1 litro de coquetel de frutas para cada 10 pessoas;
– 1 garrafa de licor para cada 50 pessoas;
– 1 garrafa de Martini para cada 100 pessoas;
– até 5 copos descartáveis por pessoa;


Algumas considerações importantes: 

– Estação do ano: no verão água, refrigerantes e cervejas são mais requisitados, enquanto que no inverno vinhos e destilados serão mais procurados. A variação pode chegar até 25%, lembrando que a quantia que aumentar de um determinado item pode diminuir de outro.

– Tipo de evento: Um evento com animação musical certamente irá consumir mais água, cerveja e refrigerantes do que um coquetel, almoço ou jantar.

– Público: Jovens tendem a consumir muito mais que idosos. As características regionais também devem ser levadas em consideração. Crianças consomem normalmente a metade da quantidade de refrigerante de um adulto.

– Variedade de bebidas: Se optar somente por cerveja como bebida alcoólica pode aumentar o volume para até 1.500 ml por pessoa.

– Gelo: Caso utilize gelo para gelar as bebidas costuma-se utilizar em torno de 400 gramas de gelo para cada litro de bebida. Esse volume também varia conforme a estação do ano, se a bebida já foi previamente gelada e conforme o recipiente no qual será gelado (caixas térmicas consomem menos gelo do que caixas de água ou outros recipientes que não possuam isolamento térmico).

– Gelo em cubos: Poderá considerar aproximadamente 1kg de gelo em cubos para cada litro de destilado ou outra bebida que for servida “on-the- rocks”.

– Diet e sem álcool: Lembre-se sempre de consultar se entre os convidados tem alguém que necessite bebidas sem açúcar ou sem álcool. É interessante sempre ter algumas unidades disponíveis dessas variantes caso seja necessário.

Enfim, não existe um cálculo exato pois cada caso é um caso. Entretanto estamos à sua disposição para auxiliá-lo, inclusive nos prontificamos a lhe “salvar” caso durante o evento seus convidados consigam “zerar o estoque”. Além disso trabalhamos com venda em consignação, ou seja, você poderá nos devolver a bebida que não for consumida (converse conosco sobre como funciona a venda em consignação). Esclareça suas dúvidas através de nosso site ou em nosso Facebook.

Be the first to comment.

Leave a Reply

%d blogueiros curtiram isso: