maio 25, 2011 | Posted in: Curiosidades

CHOPP X CERVEJA

Existem muitas dúvidas sobre semelhanças/diferenças entre o chopp e a cerveja.
Ok, mas e o que isso tem a ver com o leite?
Explico: De um modo mais grosseiro, como forma de exemplificar essas semelhanças/diferenças, podemos fazer uma comparação do chopp/cerveja com o leite.

Sendo assim,  o chopp poderia ser comparado ao leite in natura, aquele leite fresquinho tirado da vaca, sem corantes nem conservantes, enquanto que a cerveja, por sua vez, poderia ser comparada ao leite industrializado, que, após receber alguns aditivos que tornam o produto mais estável, passa então pelo processo de pasteurização (tem sua temperatura muito elevada para em seguida ser resfriado rapidamente) aumentando assim sua vida útil e permitindo sua conservação até mesmo fora da refrigeração.

Isso explica porque a cerveja pode ser mantida em suas embalagens (garrafas e latas) fora de refrigeração por até 6 meses sem alteração de sabor. Já o chopp nesses casos pode ser conservado por no máximo 7 dias, sob pena de alterações severas tanto de odor quanto de sabor. Contudo, ao conservá-lo em câmaras frigoríficas, em temperaturas entre 0°C e -3°C podemos prolongar sua vida útil por até 60 dias (2 meses) mantendo as mesmas características de quando saiu da fábrica. Inclusive é interessante citar que o chopp leva por volta de 20 dias para estabilizar perfeitamente sua composição após ser envasado nos barris de comercialização.

Portanto, levando-se em consideração o fator saúde, claro que respeitando-se os limites de consumo adequados a cada organismo, o chopp é um produto muito mais saudável que a melhor cerveja, uma vez que sua composição não é carregada de produtos químicos como corantes e conservantes que acabam de uma forma ou outra acumulando-se em nosso organismo e posteriormente causando inúmeras complicações. Outro fato percebido é que muitas pessoas ao consumir determinadas marcas de cerveja tem a sensação de ficarem “estufadas” o que, segundo elas mesmas, não acontece com o chopp. Tivemos ainda inúmeros relatos de clientes que estavam preocupados com a “ressaca” do dia seguinte, mas, para sua surpresa, acordaram tranquilos sem a costumeira dor de cabeça e mal estar.

Não queremos criar polêmica afirmando que esse chopp ou aquele é a melhor bebida que existe, de forma alguma. Gosto é um sentido particular e conforme um velho ditado “gosto não se discute!“. Cabe a cada pessoa experimentar as diversas opções disponíveis e fazer sua própria avaliação. É necessário ressaltar que estamos falando de chopp artesanal, produzido em conformidade com a lei da pureza alemã, segundo a qual somente poderão ser utilizados água pura, malte, lúpulo e fermento em sua fabricação.

Quero ainda acrescentar que não estamos incentivando o consumo de forma inconsciente/inconsequente de qualquer bebida que seja. Apenas queremos informar melhor a todos sobre as características particulares do chopp. Voltando a comparar o chopp com o leite, é fato que até o leite in natura quando consumido em quantidades exageradas faz mal à saúde.

De qualquer forma fica aí a dica: “quando for beber chopp novamente pode dizer a sua/seu esposa(o) que vai beber algo bem parecido com leite!”

Forte abraço a todos e até a próxima!

Be the first to comment.

Leave a Reply

%d blogueiros curtiram isso: