maio 15, 2011 | Posted in: Curiosidades

Sempre é bom saber um pouco mais sobre algumas coisas, por isso aqui vão algumas curiosidades sobre esse “ouro líquido” chamado carinhosamente de CHOPP.

A palavra chopp vem do termo alemão “schopp” e corresponde a uma unidade de medida de volume equivalente a 300ml. Sendo na ocasião a bebida servida em recipientes cujo volume era padronizado em 300ml, com o passar do tempo o nome da unidade de medida acabou sendo incorporado à bebida.

A temperatura para servir um chopp pode ser assunto para uma série de discussões, mas, preferências à parte, o ideal é que o chopp seja tirado da chopeira entre 0ºC e 2ºC. Isso condiciona que o líquido chegue à sua mesa entre 3ºC ou 4ºC para então ser apreciado à temperaturas entre 6ºC e 8ºC. Para os que gostam do chopp “estupidamente gelado” vale lembrar que a sensibilidade das papilas gustativas é comprometida com temperaturas muito próximas a 0ºC, diminuindo a sensação de aroma e sabor.

Isso serve para aquele sujeito que “bebe todas” e que não se preocupa com a qualidade do produto porém para quem realmente gosta de saborear um choppinho fique ligado.

Torres de Chopp

Então como o chopp é mantido na temperatura certa nas torres de chopp?
Os fabricantes das torres de chopp tiveram criatividade para inventar diversos sistemas para manter a bebida na temperatura ideal para servir. Entretanto, um dos melhores sistemas é por meio do chamado tubo de “glicol”.  Este sistema utiliza um tubo lacrado de aço inoxidável preenchido com glicol. Este tubo é mantido em um freezer por mais de 10 horas em temperatura abaixo de -15ºC e quando introduzido na torre, proporciona ao chopp resfriamento permanente, higiênico e contínuo por até 2 horas, permitindo que você saboreie o chopp em sua mesa sem ter que chamar o garçon a cada copo vazio. Essa é a tecnologia a serviço do prazer!

Periodicamente vamos publicar nesse espaço artigos relativos à nossa área de atuação. Esteja à vontade para comentar, criticar construtivamente e inclusive para sugerir novos assuntos para o site.

Esperamos que gostem e que as informações lhes sejam úteis e instrutivas.
Até a próxima!

Be the first to comment.

Leave a Reply

%d blogueiros curtiram isso: